quarta-feira, 16 de novembro de 2016

As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

Há vários tipos de livros, e cada um nos marca de um jeito diferente. As Vantagens de Ser Invisível, da Editora Rocco, é o tipo de livro que te faz pensar sobre tudo, sua vida, seu cotidiano, quem você é. O personagem principal contribui muito para isso. Charlie é doce, altruísta, inocente e muito inteligente, mas, acima de tudo, ele é verdadeiramente puro. O que mais gostei sobre ele foi isso, como ele permanece fiel a si e as pessoas a sua volta, sem ver maldade onde tantos vêem (não me entenda errado, ele não é um santo). Charlie bebe, fuma e fala palavrões, mas seu coração é essencialmente puro. ❤
O livro é todo narrado por cartas, escritas por Charlie e endereçadas a “seu amigo especial” e é desse modo que nos aproximamos e conseguimos sentir, através da leitura, que fazemos parte da vida do personagem. É quando sua ingenuidade e a disposição de sempre estar lá para ajudar nos marcam e nos fazem refletir sobre nossa própria vida.
O autor, Stephen Chbosky, aborda temas polêmicos – homossexualidade, gravidez na adolescência, violência doméstica, drogas e bebidas –, mas o modo que os personagens enfrentam as situações que lhes são apresentadas é o que me marcou, e acabou, por fim, me fazendo mudar meus próprios conceitos. Eu ri, chorei e senti como se estivesse vivendo as situações que me foram descritas. 
É um daqueles casos em que mais é menos. Trata-se de um adolescente simplório, que leva uma vida simplória, contados a partir de uma narrativa e expressões simplórias. Mas, essa simplicidade esconde uma história muito complexa, e você precisa extrair as lições e pensamentos. Não se deixe enganar por essa modestidade, pois isso torna a história única, inesquecível. Infinita. ❤

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita!